O teatro de fantoches, segundo alguns historiadores, antecede o teatro de atores. Vem de aproximadamente 3 mil anos a trás. Inicialmente, esteve relacionado a ritos religiosos em diversas sociedades. Cultivava-se o pensamento animista, que é o pensamento de que todas as coisas possuem alma e como a maioria de nós, pelo menos imaginamos, é a alma quem dá vida a matéria. Ou será o espírito quem dá vida a matéria? Bom, o importante é que existe algo que anima a matéria, que faz com que a matéria se mova, se articule, se expresse...Desta forma, assim como as plantas, os animais e os seres humanos, os bonecos também podem se manifestar, só que com uma ajudinha do ser humano, que o manipula com linhas, varas ou mão. Importante também lembrar que mesmo o teatro de sombras, neste, são as mãos que trabalha para criação de personagens que se expressão pelas sombras.
Ainda nesta linha cênica, podemos dar um destaque para os mamolengos, que são bonecos esculpidos em uma madeira chamada mulungo e que são manipulados pelas mãos dos atores ou bonequeiros, como, também, costumam ser chamados...
No passado,"... ao se tornar portador do fantoche, a personagem adquiria poderes que a convertia em um profeta, um ser sagrado, um exorcista. Portanto, somente um iniciado nos conhecimentos sacros, religiosos, poderia usar suas mãos para dar vida ao fantoche, em uma cerimônia especialmente preparada para essa encenação.
Na era clássica os fantoches estavam dispostos principalmente dentro dos templos; eram bonecos de grande porte conduzidos igualmente durante as procissões de iniciação. Eles se desenvolvem particularmente a partir do século VII, com a adoção de estátuas semelhantes ao Homem. Estes fantoches que imitam as feições humanas são então escolhidos cada vez mais para estes eventos religiosos, assumindo um estilo que ainda hoje marca as representações do teatro de fantoches"
( religiosos -palavra que o professor acrescentou)
obs: local de onde o professor tirou esta parte entre haspas que está no texto.
Com o passar dos tempos, o teatro de bonecos, foi assumindo um estilo já, não mais religioso, e sim, satírico, um estilo que faz as pessoas rirem muito e se divertirem.
Também foi adquirindo, com o tempo, uma caracteristica ambulante, sendo encenados em teatros, ruas e praças.
Bom, agora, Peço que vcs assistam este vídeo, a cima, e procurem se conscentrar ao máximo para conseguirem entrar neste universo mágico e fantástico que é o mundo do teatro de fantoches. Depois de assistirem, retornem e, logo a baixo, leiam sobre a Grandiosidade do Teatro nas Escolas.
A GRANDIOSIDADE DO TEATRO NAS ESCOLAS
Pessoal, esta unidade curricular ou, este tema, como podemos dizer, e, no qual estamos trabalhando e aprendendo muito com ele, e que a cada dia nos surpreende com apresentações de episódios grandiosos, como este, para que nós possamos compreender e admitir as possibilidades presentes que são ofertadas para vocês, para que possam se dar conta da oportunidade e se deixarem experimentar e aprenderem. Portanto, assistam, completamente, reflitam e se permitam experimentar. Vejam a imagem deste garoto que já descobriu sua vocação, já tem o brilho nos olhos! É claro que nem todos seremos atores, mas todos podemos experimentar o prazer de atuar em alguma das diversas formas que esta arte fantástica nos permite.
Este vídeo, a cima, vai nos falar da importância do teatro dentro de uma escola, assim como, dos benefícios que isto pode trazer para os alunos e para a sociedade, como um todo. Ou seja, vocês serão melhores cidadãos e formarão uma melhor sociedade, com menos egoísmo, mais amor e mais cooperatividade no exercício de suas profissões, assim como, nos papéis que desempenharão como pais, filhos, tios, tias, amigos...Ou seja, vocês são os melhores recurso que a humanidade tem para fazer de nosso planeta, que é nossa morada, o nosso paraiso!
Pessoal, estes dois vídeos precisam ser assistidos totalmente, do início até ao fim e, depois que vocês responderem as questões, construam em casa um palco, com cortinas, cenário e mesmo uma personagem. Criem um boneco, criem a personagem partindo de algum material que vocês tenham a disposição. Vejam outros vídeos de teatro de fantoches, compreendam melhor e produzam este cenário e uma ou mais personagens...Fotografem ou filmem. Surpreendam!!! Não é obrigado. É apenas para aqueles que se sentirem motivados para o aprendizado pela experiência. Espero que todos estejam. Vocês têm 7 dias para esta produção. Beleza?
VAMOS AS PERGUNTAS
1) Segundo alguns historiadores o teatro de boneco...
a) Só surgiu no seculo XX
b) Antecede o teatro de atores
c) Só existe no Brasil (Resposta está no vídeo)
d) Teatro de sombras não é teatro de fantoche
2) A palavra fantoche se refere
a) A alguem ou alguma coisa que se move sozinha
b) A alguém que manipula
c) A alguém que é manipulado
d) Apenas a coisas do teatro.
3) Existe uma categoria de fantoches chamada de "fantoche de luva". Este nome é por que
a) São bonecos controlados por linhas
b) São bonecos controlados por varas
c)São bonecos onde a mão do ator se encaixa
d) São bonecos esculpidos na madeira chamada mulungo
4) Os bonecos, inicialmente, eram utilizados por algumas sociedades que os associavam a cenas religiosas, considerando que quando estes eram animados por voz e movimentos, os mesmos podiam trazer mensagens dos deuses. Com o passar do tempo, o teatro de bonecos foi perdendo esta característica e assumindo novos formatos. Entre eles podemos citar:
a)O lírico
b) O satírico
c) O fenomenal
d) O fantástico
5)Para resolver esta questão, assista o vídeo, a baixo, do ratinho que durante anos, atuou na televisão brasileira com muito sucesso. Sabe-se que várias pessoas trabalhavam para dar movimento ao Topogigio. Pergunto: Podemos dizer que o Topogigio era personagem do gênero....
a) ficção científica
b) farowest
c) teatro de fantoches
d) teatro de fantoches, mamolengo
TOPOGIGIO CANTANDO "MEU LIMÃO MEU LIMOEIRO"
Pessoal, espero que tenham gostado deste aprendizado. É parte de nossa história e parte do conhecimento das artes cênicas. Vc precisava saber! Grande abraço!!!
É claro que o circo não poderia ficar de fora deste breve estudo que estamos fazendo sobre artes cênicas. Esta arte tão significativa para o ser humano. Pois bem, não dá para dizer com exatidão quando se iniciou o circo, mas dá para, pelo menos, registrar uma primeira fase que se refere ao circo como sendo o "circo de Cavaleiros", onde os cavaleiros faziam diversas acrobacias sobre os cavalos, assim como também alguns artistas realizavam desafios físicos ou de habilidades. Aí já me faz lembrar o quanto o circo e as escolas se parecem, quanto aos desafios, que fazem o ser humano se desenvolverem dia após dia...
Com o passar do tempo, graças a um inglês Philip estley, foram sendo incorporadas outras atrações daí, o circo que era feito pelas ruas com o artista passando o chapel para arrecadar dinheiro, passou, então a ser um circo de grande porte com suas novas atrações como as diversas atrações bizarras ( exemplo: engolidor de espadas), animais treinados, os domadores, as mágicas e é claro os palhaços e outras atrações.
As atividades circenses sempre foram praticadas ao ar livre e num formato circular e depois Porém, com o crescimento do circo, os espetáculos atraiam muitas pessoas e acontecia um grande prejuízo, quando chovia no local e na hora do espetáculo. Tudo parava e o evento era encerrado. Até que nos Estados Unidos, tiveram uma grande ideia: colocar uma lona sobre o circo e, assim, proteger o público e os artistas, permitindo que o espetáculo continuasse, mesmo quando chovia no local. Assim, surgiu o circo como conhecemos hoje. O circo coberto com lona.
Em 1998, no Brasil, foi votada a lei 9605/98 que trata de questões do meio ambiente e esta lei, em seu artigo 32, proíbe o mal trato aos animais e isto afetou aos circos, pois os ambientalistas constataram que, em alguns, os animais não eram bem tratados, então, fizeram campanhas contra os circos que tinham animais como atração. Assim, eles foram, aos poucos, sendo afastados dos circos, que tiveram que renovar suas atrações e, isto, foi dando origem ao novo circo, que acabou agregando profissionais de outras áreas, como ginastas, dançarinos, cantores, assim como, o uso de tecnologias. Por conta de tantas mudanças, surge, no Brasil, as primeiras escolas circenses, que preparam seus alunos para o ofício ou trabalho nos picadeiros, os palcos dos circos...
Agora, vou lançar para vocês um desafio que consiste em vocês assistirem ao vídeo a cima e responderem as 5 questões a baixo.
1)A principal atração dos primeiros circos foram...
a) Mágica
b) O palhaço
c) Os cavaleiros acrobatas
d) Os vingadores
2) O circo é chamado de circo por conta de seus espetáculos acontecerem num cenário...
a) Triangular
b) Quadrado
c) Estrelado
d) Circular
3) O primeiro país a utilizar lona para proteger os espetáculos, principalmente, em dias de chuva
a) França
b) Portugal
c) Brasil
d) Estados Unidos da América (EUA)
4) Por pressão dos ambientalistas, foi votada e aprovada a Lei 9605/98 que acabou por produzir uma grande mudança nos espetáculos do circo. Esta mudança se refere...
a) A saída dos animais dos circos
b) A proibição dos palhaços de fazerem brincadeiras com a platéia
c) A proibição do globo da morte
d) A punição para instituições ou cidadãos que matarem os animais.
5)Qual das alternativas a baixo não se relaciona com a forma de viver entre artistas ou profissionais do circo.
AULA 0N LINE DE 18 DE AGO 2020 - Perceptos e Catarse
APRENDENDO E RELEMBRANDO COM UMA DE NOSSAS AULAS PRESENCIAIS
Fenômenos artísticos
As
cenas ou as peças, sejam elas cinematográficas ou teatrais, como
toda obra de arte, apresentam a catarse e perceptos, inclusiveos quadros (artes plásticas ou visuais)
·
Catarse – Termo utilizado por Aristóteles. É a capacidade que
tem o ser humano de, quando dedicado a contemplar uma peça teatral, seja no
teatro ou um filme ou uma novela ou outro segmento cênico ou genericamente
artístico, passar por um expurgamento (expulsão) das energias
“pesadas” como tristeza, raiva, ira..Uma descarga emocional, que acabam dando espaço para energias
leves, como: alegria, motivação, bem estar,...
Podemos, também dizer, que é um processo sublimador que expurga, de nós, aquilo que alimenta nossos pensamentos destrutivos. Isto pode acontecer, por uma leitura que fazemos ou mesmo uma conversa com alguém que trás luz a nossas reflexões.
Sendo que este conceito, quando no campo da
psicologia, se expande para uma ideia de sublimação como resultado final de
momentos de tensões, angustia, inseguranças, etc. E, desta forma se colocando
sempre presente no desenvolvimento humano por intermédio das vivências. Aquelas
imitadas pelas artes cênicas, lembra?
·Perceptos - Termo proposto por
Deleuze, para distinguir o filósofo do artista, sendo o filósofo o que cria
conceitos e o artista o que cria perceptos e, estes “perceptos” criados e
presentes nas obras de arte, são capazes de interagir com o observador
despertando, neste o interesse em contemplar, o que produzirá nele,
às vezes, um se dar conta do que está sendo expresso
artisticamente.
EXERCÍCIOS
1) Vamos começar nosso exercício com a palavra sublimar. Qual das alternativs a baixo pode significar o mesmo que sublimar?
a) Partir para se aventurar aventurar
b) Acalmar alguém aplicando algum tipo de remédio
c) expurgar, tirar de nós, pela compreensão ou entendimento, algo que nos fazia mal.
d) Esquecer o que nos provocava algum tipo de dor.
2) E a palavra catarse, qual das alternativas a baixo melhor representaria esta palavra?
a) É quando assistimos um filme e ele gera, em nós, um bem-estar tão intenso que retira, completamente, algum tipo de aflição passageira, que estava nos entristecendo, mesmo que o filme fale de outro assunto diferente do que estava-mos sentindo.
b) É quando ficamos com um forte desejo de vingança contra alguém
c) É quando estamos bem e de repente, alguém nos agride com gestos ou palavras.
d) ´E quando esquecemos de fazer algo que deveríamos ter feito.
3) Para melhor entender Deleuse (filósofo), quanto a palavra perceptos, qual das alternativas a baixo melhor representa esta palavra
a) Aquilo que faz a obra de arte parecer bela
b) Aquilo capaz de atrair nossa atenção para contemplá-la e procurar entendê-la
c) Aquilo que serve para cobrar mais caro pela obra de arte.
d) Aquilo que serve para consevação da obra de arte
4) Se eu fosse um ator e fosse representar Tiradentes numa peça de teatro chamada a inconfidência mineira, que vale apena, meu aluno pesquisar (https://www.youtube.com/watch?v=9BJM9eosN0o), pois ela fala de uma parte fascinante de nossa história, que teve como seu grande lider o Tiradentes, qual das frases a baixo estaria correta?
a) Meu personagem será Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
b) Meu personagem será o protagonista da peça
c) Minha personagem será Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes
d) Minha personagem será o antagonista da peça
5) Agora para finalizar quero que meus alunos (rapazes e moças) assinalem a alternativa, a baixo, que melhor classifica Aristóteles, um grego e Deleuse, um francês. Eles eram:
a) Artistas
b) Atores
c) Filósofos
d) Cientistas
GABARITO : 1 (A, B, C e D), 2(A), 3 (B), 4 (C) e 5(C)
Note que a questão numero 1 possui várias alternativas como respostas....
Hoje vamos falar um pouco sobre roteiro e decupagem...
É, de fato, só a câmera, não é suficiente para se contar uma boa história, adequadaente, de modo que as pessoas possam entender claramente o que está acontecendo ou quais são as partes importantes da história, ou memso se existe algum detalhe fundamental para que as pessoas possam entender o enredo.
Bom, assim como na música, estudamos os compassos, que serviam para dizer como seria o andamento da música, no sinema existe lgo parecido que é a deupagem e o roteiro. O roteiro é escrito e a decupagem é a sequencia lógica de imagens que vai chamar a atenção do espectador para os objetivos do texto.
Por fim, precisamos também compreender o que vem a ser um dos artifícios, também muito importante. que serve para realçar detalhes ou expressões de uma personagem. Estamos falando do close ou foco. Aquela focada em uma única coisa, com a intenção de fornecer mais detalhes para o espectador.
Ok, agora que vc já sabe destes elementos fundamentais para o cinema. Vou reforçar, com um vídeo bem esclarecedor destes planos.
Acho até que vocês, depois de hoje, poderão produzir um curtíssima metragem, um filme muito pequeno, utilizando estas 4 dicas apresentadas. Beleza?
Agora que você assistiu ao vídeo, me responda as seguintes questões.
1) Quantos são os planos básicos para uma boa decupagem, ou seja para uma boa compreensão da história que está sendo contada?
a)1
b)2
c)3
d)4
2) No cinema, qual das alternativas a baixo, se preocupa com a melhor sequencia de imagens para se construir uma boa clareza da história contada...
a) Roteiro
b) Argumento
c) decupagem
d) close
3) Responda: se você está filmando uma cena e sua câmera está presa numa única posição, qual dos artifícios a baixo você pode estar utilzando para focar em algum detalhe?
a)Argumento
b) decupagem
c) Roteiro
d) o close
4) Quando vc for filmar uma pequena história e precisar mostrar bem o local onde a cena está acontecendo, você utilizará o plano...........?
a) médio
b) de detalhe
c) geral
d) musical
5) Para finalizar com nossas perguntas de hoje, gostaria que você respondesse qual das palavras a baixo é sinônimo de sequencia?