quinta-feira, 29 de outubro de 2020

AULA ONLINE29OUT VES - QUEM APRENDE APRENDE ALGUMA COISA OU A FAZER ALGUMA COISA.



QUEM APRENDE APRENDE ALGUMA COISA OU A FAZER ALGUMA COISA.
Apreder alguma coisa é compreender esta coisa
Aprender a fazer alguma coisa é aprender a construir algo ou fazer algo funcionar
Aprender a construir é diferente de aprender a fazer algo funcionar.
O indivíduo deve se desenvolver nestes dois aprendizados: compreender e fazer.


AULA ON LINE29 OUT MAT



Um CONHECIMENTO  bem aprendido, com amor e boa vontade, pode ajudar vc a construir uma carreira profissional, ou mesmo construir a sua essencia humana com riqueza de valores...Faça e aumente seu aprendizado!



HOLOGRAMA

 


EXERCÍCIO


Escolha 3 aprendizados que vc pode dizer que aprendeu nas aulas de artes. Explique este aprendizado e depois diga de que forma vc pode utilizar estes aprendizados.

Se você conseguir 3, sua nota será 10

Se você conseguir 2, sua nota será 10

Se você conseguir 1, sua nota será 10


Saiba que com apenas um aprendizado verdadeiro vc pode construir toda uma obra de vida! Uma essencia, um geito de amar, um geito de viver...Tudo dependerá de sua capacidade de saber o que vc pode fazer com ele.

O Roberto Carlos conta que aprendeu 3 acordes musicais e com estes produziu muitas de suas músicas...

Eu aprendi a aprender copiando de livros para o caderno o assunto que me interessava. Trabalho repetindo , refletindo até não ter mais nunhuma dúvida sobre aquilo que me interessou. Depois, compartilho com qualquer pessoa que queira saber sobre aquele assunto. Assim aprendo matemática, física, filosofia, música...Ou seja, pessoal, um bom aprendizado pode ser a chave para todos os outros...

Mas, por que aprender é tão importante...??

Simples, nós seres humanos não nascemos com o oprivilégio das plantas ou dos animais. Eles não precisam aprender para fazerem as coisas que fazem e, até sobrevivem sem trabalhar e, na maioria das vezes, não precisam de outros semelhantes para sobreviverem...Mas, nós humanos, sobrevivemos graças aos nossos semelhantes e vivemos melhor quanto mais aprendemos a providenciar o que precisamos. É simples compreender que a capacidade de aprendermos  parece ser a nossa maior diferença para compensar aquilo que não recebemos já de nascença como os animais ou as plantas... Veja a tartaruga, já nasce com a casa. Vejam os pássaros, eles voam. Veja o leão é forte, e assim, são os animais. Não precisam aprender...  

Amo vcs e espero que todos cresçam forte e saldáveis, sem deixar o aprendizado de lado, este é o seu maior recurso para uma vida boa. Mas o amor é o que te dar as maiores e melhores condições de aprendizado. Ame!





quarta-feira, 30 de setembro de 2020

ARTE COM QUÍMICA

                                

                                                    ARTE COM QUIMICA 


Retirei de um de nossos registros do ano passado, AULA DE ARTES. 2020.   Achei encantador as diversas presenças que tornaram aquela aula um marco, um dia muito especial. Trabalhamos uma experiencia que abre possibilidades artísticas para uma mente criativa. É o que espero que se repita para vocês.

              Assistam!




RECURSOS:


  1. Materiais : permaganato de potássio, vinagre, água  e água oxigenada
  2. físicos : sua casa
  3. humanos : você junto com um adulto
  4. financeiros : talvez vc precise comprar apenas o permaganato de potássio que custa próximo de R$ 6,00 e água oxigenada que custa próximo de uns R$10,00. Quem puder fazer em dupla, fica mais barato...

    PLANO DE AÇÃO

        Você deve utilizar  duas partes de água, uma de água oxigenada e uma de vinagre.

       
     SUGESTÃO
   
         Depois, que observar o resultado, pode aumentar a quantidade de água e acrescentar mais permaganato meio triturado e observar e filmar de bem perto o desprendimento do oxigênio. Se puder coloque uma trilha sonora. Ficará algo parecendo o espaço sideral. Depois da filmagem me envie o vídeo de sua obra.



                                                         ARTE E CAPILARIDADE

                                                      (Trabalho do aluno Eduardo da 3º01)

            Olá, pessoal, aqui a proposta é muito simples, utilizando o fenômeno da capilaridade, fenômeno que o ocrre nas plantas, levando a água da terra, pelas raízes, até às folhas, onde vai encontrar com o gás carbônico (CO2) e com o calor da luz do sol, vai realizar a fotossintese, que é a produção de seu alimento, que chamamos de glicose (açucar), assim como a liberação de oxigênio, para nós respirarmos e, ainda, um pouquinho de água, para umidecer o ar.

                Espero que ao fazer este experimento, vocês possam perceber claramente, o quanto que somos dependentes das plantas, pois ela prepara o alimento para nós. Nós não temos esta capcidade. Ela fornece o oxigênio (O2) para nós e, com seus frutos, nos dão vitaminas e sais minerais que também não conseguimos produzir... Assim, as plantas ficarão mais conhecidas de vocês. Aí, então, vocês podem partir para o plantil ou apenas contemplação das plantasas. 

                    

RECURSOS:

  1. Físicos: sua casa
  2. Materiais: Um pedaço de papel branco com um desenho ou um risco vertical, um lápis ou um pincel, como mostrado na figura; um copo com água e um corante ou um desenho no papel com tinta colorida.
  3. Humanos: você
  4. Financeiros : sem custo
PLANO DE AÇÃO

  1. Prepara o papel e faça um desenho simples;
  2. Depois coloca este papel preso no pincel e com a outra extremidade para baixo, dentro da água;
  3. Deixe de um dia para o outro e observe pela manhã e contemple o resultado.
  4. Depois fotografe e me envie.






SUGESTÃO

            Mas, podem fazer obra de arte com o fenômeno da capilaridade.  Imaginem um desenho ou um risco de caneta colorida num papel e depois este papel é colocado, sua extremidade, num recipiente com água. Daí, quando a água subir, vai alcançar o desenho e irá deformá-lo e nós não sabemos que resultado irá acontecer....Este resultado pode ser fotografado de perto para contemplarmos o que a capilaridade foi capaz de fazer ao desenho.... 

                   

            Pessoal, não se esqueçam, vocês estão aprendendo a fazer, a construir, a serem capazes de pensar e executar o que pensou. Ou executar um projeto. Isto fará de você um adulto muito mais preparado para viver uma vida boa e feliz e poderem um dia cuidar de alguém!!!



                              Segue agora, um pequeno exemplo de construçao a partir de uma vontade.





                            Grande abraço a todos!





terça-feira, 22 de setembro de 2020

ALUNOS NO CAMINHO DO MENTAL SUPERIOR, conforme Vigotsky

 

                                          Relembrando Marcel Duchamp. O artista que valorizou o mictório, ressignificando o mesmo. 

                                         O aluno ou aluna interessado em se aventurar por este projeto, é bem simples. O material não é caro e o conhecimento é de um valor enorme. Trata-se das fossas caseiras. Como são construidas e qual é sua utilidade.




Mas, Marcel Duchamp nos leva a abordagem artistica e linguística e a história nos leva a outra dimensão que complementa nossa compreensão, preenchendo quase todas as lacunas entreo o hoje e o ponto zero do processo evolutivo dos banheiros. Vale a pena ver. Assista!!!










ZUNIDOR OU BULLROARER

Dentre diversos instrumentos que podemos considerar

 geradores de ruídos, destaco dois que são da cultura dos

 aborígenes australianos: o zunidor e o didjeridoo. Registros

 mostram que estes instrumentos já eram conhecidos a

 19.000 anos a.C.

            Hoje, estão sendo apresentados, a vocês, estes

 instrumentos.  Assistam os vídeos e caso se sintam

 interessados, pesquisem mais, aprofundem-se e, pelo

 menos, o zunidor é simples, você pode produzir um com a 

ajuda do pai ou da mãe ou de alguém adulto que possa

acompanhá-lo.





DIDJERIDOO



                                                                                    



                                                                                            
                                                        ZUNIDOR/ RULLROARER






Conhecimento e aprendizado devem ser compreendidos como é compreendida a necessidade de comer. Ou seja, compreender por que se come, como se come e como se consegue o alimento e o que vc pode produzir com ele.  Abraço a todos!!!




quarta-feira, 16 de setembro de 2020

 




PROJETO: GERADOR DE RUIDOS (precisará de adulto te acompanhado para execução deste projeto)

(RÓI RÓI E ZUNIDOR)

            Iniciando pelo rói rói, este é significativo para nós por estar totalmente inserido como gerador de som, embora este som, não seja uma nota musical. O que não significa dizer que com ele não seja possível fazer música. Pois, a música contemporânea admite composições musicais com utilização dos ruídos, que são nossos companheiros do dia a dia, também. Convivemos com eles.

            Basicamente este instrumento consiste em uma caixa de ressonância, que amplifica o som e uma superfície que, em contato com uma outra gera um som que é amplificado pela caixa de ressonância. Muito simples, mas riquíssimo pela capacidade de testar nossas habilidades em realizar projetos.

 

João Lopes - https://www.youtube.com/watch?v=6RE_EOPWvL0


1.    

Observe que nesta imagem temos: um bastão, um barbante e uma pequena caixa circular. Esta caixa circular possui um minúsculo furo no meio, por onde passa o barbante para o bastão, enquanto que a outra parte do barbante fica presa no interior da caixa por apenas um nó ou um pequeno palito amarrado na ponta deste barbante dentro da caixa.




                    Prof Joaquim de Paula - https://www.youtube.com/watch?v=4xVb5QrU95w

2.    




Observe, agora que a caixa pode ser uma latinha redonda com um furo no fundo, bem no centro, por onde vai passar o barbante, que terá um nó na outra ponta que ficará dentro da latinha.


https://www.youtube.com/watch?v=4xVb5QrU95w

 

3.    Observe agora, que o bastão deverá ser meio cortado para ficar uma espécie de pescoço, onde será amarrada a outra ponta do barbante. E, após amarrar o barbante no bastão, precisará passar um material chamado breu e que serve para aumentar o atrito do barbante contra a madeira do bastão. Este atrito aumentado é que produzirá o som do rói rói. 

 


 .   

     



Observe que depois de colocado o breu, o rói rói já produzirá o som e você poderá experimentar fazendo-o funcionar....

5.    Lembrando que para girar o rói rói, é necessário que você esteja fora de casa e com o devido cuidado para, caso alinha se arrebente, não atingir  ninguém e nem alguma coisa que possa ser quebrada se for atingida.

 

 

6.    Observe, agora a planilha para saber se a realização deste projeto está ou não ao seu alcance.

PLANILHA DE RECURSOS

RECURSOS

 

 FINANCEIRO

GASTO TOTAL

 

 

 

 R$                    3,00

FÍSICOS

Local iluminado e adequado pra se fazer o trabalho

 R$                    -  

 

HUMANOS

Pessoas que entram com os recursos de inteligência e manuseio

 R$                    -  

 

MATERIAIS

1 lata redonda

 R$                    -  

 

 

1m de barbante

 R$                    -  

 

 

1 bastão de 20cm

 R$                    -  

 

 

1 pedaço de breu

 R$               3,00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


segunda-feira, 7 de setembro de 2020

SEQUÊNCIA DE PROJETOS E TRABALHOS

                      AULA ON LINE 8/9 MAT


                 AULA ON LINE 8/9   VESP
                          






PROJETOS E TRABALHOS            

Poética 

         Em nosso caso, por termos realizado diversos estudos, agora chega o momento da poética. Pois, é graças a tudo que estudamos e compreendemos, que podemos, agora, fazer uma finalização, apresentando algo para ser considerado por outras pessoas. Algo que é fruto de nossos estudos ou, simplesmente, está relacionado a este. 

        Então, abriremos esta nova etapa de finalização de aprendizagem relembrando os conceitos de  "conceito", "projetos" e "recursos" para darmos prosseguimento ao nosso trabalho de apresentação do conhecimento enciclopédico, já catalogado.

        Esta aula é uma aula preparatória. Uma aula magna! Espero, com ela, conseguir que todos vocês compreendam a importância de se saber projetar e conduzir o projeto até a sua realização. Cuidando de resolver todos os problemas surgidos pelo meio do caminho.

        Inicialmente vamos conceituar "conceito" dizendo, da forma mais simplificada possível, que ele é o conjunto de palavras articuladas que nos informa o que a coisa é e, se possível, para que serve e, se possível, o que a coisa produz e, se possível como ela opera. Pois, desta forma, podemos aplicar a ele a nossa inteligência para materializar ideias, com o uso dos recursos necessários que sempre são: físicos, materiais, humanos e financeiros. E, assim, construímos cultura, como criação humana e a nós mesmos como uma essência emancipada e livre para amar e ser feliz em nossa jornada humana.

        Então, uma vez, compreendendo como o conceito, a inteligência e os recursos podem se relacionar para gerar o novo, resta compreender que a ordenação lógica otimizada para a execução de todo o processo materializador é o projeto. Por isto, podemos dizer que primeiro vem a ideia, depois o projeto e por fim a materialização.

         Assim, vamos começar nossa jornada prática construindo o primeiro de nossos projetos, que será a câmara escura, por esta ter sido a precursora (que deu origem) da Câmera fotográfica, que levou a filmadora que abriu o caminho para o cinema.

             Em seguida vamos materializar o projeto de geradores de sons tidos como ruídos, que hoje, já estão apropriados pelo campo musical: o zunidor e o rói rói

              Em seguida construiremos com o uso do permanganato de potássio, algumas imagens em movimento que se sonorizada adequadamente podem se tornar perfeitas obras de arte integrada, visual, musical e cinematográfica.

            Por fim, se possível, encerraremos esta fase com a construção de um holograma onde poderemos, mais uma vez, juntar arte e tecnologias. 


                              CÂMARA ESCURA


Imagem 1 para confecção
- Observe como as caixas de papelão devem se encaixar. Uma por dentro da outra.
 - Observe onde o papel manteiga deve ficar. Na caixa de dentro.
- Observe o círculo que é onde deve ser colada a lupa. Que deve ser fixada com fita adesiva ou cola quente
-Observe que uma caixa deve ser um pouquinho menor que a outra, para haver o encaixe


Agora, observe como as caixas ficam encaixadas e veja por onde vc vai olhar para enxergar a imagem que será invertida.

- Observe que o orifício é feito atrás da caixa e a lente pode ser colocada, também, com cola quente ao invés de se  usar a fita adesiva. 

- Observe que entre o que está escrito e a caixa pronta, algumas dificuldades aparecerão e estas precisarão ser resolvidas

- Note que é importante a planilha que mostrará os recursos necessários e quanto você vai precisar gastar. se for o caso

PLANILHA DE RECURSOS
RECURSOS    FINANCEIRO  GASTO TOTAL
       R$                  20,70
FÍSICOS Local iluminado e adequado pra se fazer o trabalho   R$                    -    
HUMANOS Pessoas que entram com os recursos de inteligência e manuseio  R$                    -    
MATERIAIS 2 caixas de papelão  R$                    -    
  1 lupa  R$             10,00  
  1 tubo de cola quente  R$               3,00  
  ou 1 fita crepe  R$               7,00  
  1 faca  ou estilete  R$                    -    
  1 folha papel vegetal  R$               0,70  
       
       
       


-Observe que na lista de material tem estilete e ou faca. Isto significa que vc não deverá fazer sua câmera sozinho. Precisará do pai ou da mãe fazendo junto com vc. Beleza?

Quando terminares, fotografe e/ou faça um vídeo e envie para o professor pelo grupo.

- Por fim, observe o quanto é importante vc conseguir realizar este projeto. Saiba que quando vc crescer, isto fará uma enorme diferença. Vc saberá como encontrar os caminhos para alcançar o que vc quiser na vida. Sempre que possivel pratique, com algum projeto, a realização. Um indivíduo sem realizações, pensa que está andando, mas na verdade está parado!!!