segunda-feira, 13 de julho de 2020

FINALIZANDO A MÚSICA






                                    AULA ON-LINE 4ªS E 5ªS SÉRIES (MATUTINO)





                                              AULA ON-LINE 3ªS E 5ª03. VESPERTINO.








                          AULA RESUMO PARA CORREÇÃO  DAS 13 QUESTÕES.                             












EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO



Estes exercícios foram planejados para que você possa ter uma ideia do quanto tem aprendido, assim como, também para te permitir ver o que deverias ter aprendido. Desta forma, você poderá, se necessário, rever o conteúdo quantas vezes for necessário.
            É muito importante que vocês compreendam que todos estes momentos de planejamento do professor e estudo de vocês, foram para proporcionar a vocês o desenvolvimento de habilidades e capacidades que ajudarão vocês a melhor compreenderem o mundo, a vida e, também, a música. Então, é muito importante que vocês sejam bastante responsáveis pelos vossos aprendizados, mesmo neste período de cuidados especiais com a própria saúde.
             Como há tanta vida pela frente e nós temos o tempo certo de fazer as coisas da vida, então, compreendam que este é o momento melhor que vocês têm para aprenderem estas coisas básicas que as escolas oferecem para vocês. É igualzinho ao dia. Temos tempo de dormir, tempo de brincar, tempo de comer, tempo de conversar, tempo de estudar, pois, temos tempo de aprender.
            O professor sabe que quem ler este texto e conversar com o pai e a mãe e procurar entender melhor, o que o professor está dizendo, terá muito sucesso no aprendizado e na vida. Beleza?
            Então, vou perguntar nestes exercícios, o que todos vocês tem que saber para poderem dizer: Eu aproveitei bem o meu tempo ! Eu aprendi!

1)    As notas musicais são......
a) cinco
b) seis
c) sete
d) oito
      2)  Numa escala ascendente, que é aquela que sobe, vamos das notas....
         a) graves para as agudas
         b) altas para as notas baixas
        c) agudas para as notas graves
        d) de frequência alta para frequências baixas

3) Podemos dizer que um acorde musical é composto de 3 notas de ordem impar, da seguinte forma:  
a)     1ª  -  3ª  -  5ª
b)     2ª  -  4ª  -  6ª
c)     1ª  -  2ª  -  3ª
d)     1ª  -  5ª  -  9ª
4) Fazemos um acorde quando
a) tocamos três notas, sendo uma de cada vez
b) tocamos três notas, sendo duas juntas e uma separada
c) tocamos quatro notas, sendo três juntas e uma separada
d) três notas, sendo as três juntas

5) Um grande filósofo, fez um experimento que é considerado o primeiro experimento científico. Ele construiu um instrumento chamado monocórdio, pois tinha uma única corda. Sua intenção era produzir sons a partir de subdivisões desta corda. Assim, ele acabou por descobrir 7 sons diferentes, que, hoje, conhecemos como notas musicais. Este filósofo foi....
a) Bach
b) Beetgoven
c) Pítágoras
d) Platão

6) Marque a alternativa que apresenta um músico clássico e um popular
a) Beethoven e Mozart
b) Bach e Chopin
c) Caymmi e Luan Santana
d) Villa Lobos e Milton Nascimento

7) O pentagrama, também chamado de pauta musical, possui...
a) cinco espaços e 4 linhas
b) cinco linhas e cinco espaços
c) 4 espaços e cinco linhas
d) 4 espaços e 4 linhas

8) A clave de sol é colocada na segunda linha do pentagrama. Contando debaixo para cima. Isto significa dizer que esta segunda linha é considerada  a linha ................................
a) fá
b) lá
c) sol
d) si

9) (esta é difícil) ....Uma semínima, colocada na linha do meio do pentagrama, estará representando a nota....
a) FÁ
b) SOL
c) LÁ
d) SI

10) ( Esta é difícil)....Na fórmula de compasso 3 por 4, onde o 3 fica encima e o 4, embaixo, podemos dizer que o quatro representa o valor musical....
a) semibreve
b) mínima
c) semínima
d) colcheia

11) ( muito difícil) .....Se eu  sou um baterista e para executar uma colcheia  eu faço 8 batidas ligeiras. Se for para eu executar uma semicolcheia, quantas batidas terei que fazer se o tempo for o mesmo.  
a) 2
b) 4
c) 8
d) 16


12) (muito difícil)  Se para executar uma semibreve eu dou uma batida a cada 4 tempos, para executar uma mínima eu darei ....
a)  3 batidas a cada 4 tempos
b) 2 batidas a cada 4 tempos
c) 4 batidas a cada 4 tempos
d) 8 batidas a cada 4 tempos

13) (difícil ) .... Depois do fá#, a nota que vem é....
a) Sol #
b) La #
c) Sol
d) Lá

Segue abaixo o gabarito e a nota, conforme a quantidade de acerto.


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
C A A E C D C C D C D B C    




ACERTOS VALOR NOTA
1 0,769231 0,8
2 0,769231 1,5
3 0,769231 2,3
4 0,769231 3,1
5 0,769231 3,8
6 0,769231 4,6
7 0,769231 5,4
8 0,769231 6,2
9 0,769231 6,9
10 0,769231 7,7
11 0,769231 8,5
12 0,769231 9,2
13 0,769231 10,0

      OBS: Em nosso próximo encontro on-line, iniciaremos tirando dúvidas, então, após conferirem o gabarito, procurem rever a matéria e se as dúvidas persistirem, tirem na terça-feira em nossa aula on-line.



Um comentário: