AULA ON-LINE 4ªS E 5ªS SÉRIES (MATUTINO)
AULA ON-LINE 3ªS E 5ª03. VESPERTINO.
AULA RESUMO PARA CORREÇÃO DAS 13 QUESTÕES.
EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO
Estes
exercícios foram planejados para que você possa ter uma ideia do quanto tem
aprendido, assim como, também para te permitir ver o que deverias ter aprendido.
Desta forma, você poderá, se necessário, rever o conteúdo quantas vezes for
necessário.
É muito importante que vocês compreendam que todos estes
momentos de planejamento do professor e estudo de vocês, foram para proporcionar
a vocês o desenvolvimento de habilidades e capacidades que ajudarão vocês a
melhor compreenderem o mundo, a vida e, também, a música. Então, é muito
importante que vocês sejam bastante responsáveis pelos vossos aprendizados,
mesmo neste período de cuidados especiais com a própria saúde.
Como há tanta vida
pela frente e nós temos o tempo certo de fazer as coisas da vida, então,
compreendam que este é o momento melhor que vocês têm para aprenderem estas
coisas básicas que as escolas oferecem para vocês. É igualzinho ao dia. Temos
tempo de dormir, tempo de brincar, tempo de comer, tempo de conversar, tempo de
estudar, pois, temos tempo de aprender.
O professor sabe que quem ler este texto e conversar com
o pai e a mãe e procurar entender melhor, o que o professor está dizendo, terá
muito sucesso no aprendizado e na vida. Beleza?
Então, vou perguntar nestes exercícios, o que todos vocês
tem que saber para poderem dizer: Eu aproveitei bem o meu tempo ! Eu aprendi!
1)
As notas musicais são......
a)
cinco
b)
seis
c) sete
d) oito
2)
Numa escala ascendente, que é aquela que sobe, vamos das notas....
a) graves para as agudas
b) altas para as notas baixas
c) agudas para as notas graves
d) de frequência alta para frequências baixas
3) Podemos
dizer que um acorde musical é composto de 3 notas de ordem impar, da seguinte
forma:
a)
1ª -
3ª - 5ª
b)
2ª -
4ª - 6ª
c)
1ª -
2ª - 3ª
d)
1ª -
5ª - 9ª
4)
Fazemos um acorde quando
a) tocamos
três notas, sendo uma de cada vez
b) tocamos
três notas, sendo duas juntas e uma separada
c) tocamos
quatro notas, sendo três juntas e uma separada
d)
três notas, sendo as três juntas
5) Um
grande filósofo, fez um experimento que é considerado o primeiro experimento
científico. Ele construiu um instrumento chamado monocórdio, pois tinha uma
única corda. Sua intenção era produzir sons a partir de subdivisões desta
corda. Assim, ele acabou por descobrir 7 sons diferentes, que, hoje, conhecemos
como notas musicais. Este filósofo foi....
a)
Bach
b)
Beetgoven
c)
Pítágoras
d)
Platão
6) Marque
a alternativa que apresenta um músico clássico e um popular
a)
Beethoven e Mozart
b)
Bach e Chopin
c)
Caymmi e Luan Santana
d)
Villa Lobos e Milton Nascimento
7) O
pentagrama, também chamado de pauta musical, possui...
a)
cinco espaços e 4 linhas
b)
cinco linhas e cinco espaços
c) 4
espaços e cinco linhas
d) 4
espaços e 4 linhas
8) A
clave de sol é colocada na segunda linha do pentagrama. Contando debaixo para
cima. Isto significa dizer que esta segunda linha é considerada a linha ................................
a) fá
b) lá
c) sol
d) si
9)
(esta é difícil) ....Uma semínima, colocada na linha do meio do pentagrama,
estará representando a nota....
a) FÁ
b) SOL
c) LÁ
d) SI
10) (
Esta é difícil)....Na fórmula de compasso 3 por 4, onde o 3 fica encima e o 4,
embaixo, podemos dizer que o quatro representa o valor musical....
a)
semibreve
b)
mínima
c)
semínima
d) colcheia
11) (
muito difícil) .....Se eu sou um
baterista e para executar uma colcheia eu faço 8 batidas ligeiras. Se for para eu
executar uma semicolcheia, quantas batidas terei que fazer se o tempo for o
mesmo.
a) 2
b) 4
c) 8
d) 16
a) 2
b) 4
c) 8
d) 16
12) (muito
difícil) Se para executar uma semibreve
eu dou uma batida a cada 4 tempos, para executar uma mínima eu darei ....
a) 3 batidas a cada 4 tempos
b) 2
batidas a cada 4 tempos
c) 4
batidas a cada 4 tempos
d) 8
batidas a cada 4 tempos
13)
(difícil ) .... Depois do fá#, a nota que vem é....
a) Sol
#
b) La
#
c) Sol
d) Lá
Segue abaixo o gabarito e a nota, conforme a quantidade de acerto.
Segue abaixo o gabarito e a nota, conforme a quantidade de acerto.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
C | A | A | E | C | D | C | C | D | C | D | B | C |
|
OBS: Em nosso próximo encontro on-line, iniciaremos tirando dúvidas, então, após conferirem o gabarito, procurem rever a matéria e se as dúvidas persistirem, tirem na terça-feira em nossa aula on-line.
Acabei tudo Filipe
ResponderExcluir